Ana Camargo - Psicóloga
Abraçando a Humanidade: Aceitando a Vida com suas Dificuldades
23 de maio de 2024
Este fim de semana foi difícil (19/05/24). Não por qualquer razão em particular só porque a vida é difícil às vezes mesmo, fazer terapia, sair ao ar livre e repetir afirmações inúmeras vezes, mas o que você não pode fazer é fugir das partes mais difíceis da vida..
A verdade é que você pode meditar, exercitar-se, comer “bem”, praticar autocompaixão, fazer yoga, passar tempo com entes queridos, amar-se a si
Ocasionalmente, pergunto-me o que as pessoas vão pensar se eu compartilhar que estou passando por um mau momento. Como é que as pessoas responderão a um terapeuta falando sobre a vida nem sempre ser fácil? Será que isso me fará parecer menos profissional ou menos capaz de fazer um bom trabalho? Mas aí lembro que uma das minhas maiores missões com esta conta é normalizar ser humano. Estamos todos nesta jornada juntos.
Aqui está o seguinte: somos todos humanos, todos complexos, confusos e inseguros, descobrindo as coisas à medida que avançamos. Uma grande razão pela qual compartilho partes de mim nesta plataforma é para te lembrar que não há “chegar ao outro lado”. Não existe “totalmente curado pelo resto do tempo”. Não há “descobri tudo”. Nem para terapeutas, nem para ninguém.
Aqui está outra coisa: Não precisamos viver sem luta. Não precisamos finalmente chegar “lá” (sugestão: não EXISTE “lá”). Não temos de nos envergonhar quando as coisas parecem difíceis. Não precisamos nos preparar para sentir que não estamos fazendo o suficiente, que não estamos curados, que não estamos trabalhando duro o bastante só porque não alcançamos a iluminação.
Lutar e ser humano não é um defeito a ser consertado ou escondido.
Quando podemos ser gentis conosco mesmos e permitir-nos ser plenamente humanos (o que inclui lidar com momentos mais desafiadores e dolorosos), esses momentos movem-se através de nós. Quando nos damos permissão para sentir o que estamos sentindo, esses sentimentos movem-se através de nós. Quando deixamos de nos criticar por não sermos felizes 100% do tempo, damos mais espaço para viver plenamente a totalidade de estar vivo. Não há nada mais bonito para mim do que isso – mesmo quando às vezes dói.
Obrigada por estarem aqui. Enviando-vos muita ternura e conforto, meus queridos amigos. Esta pequena comunidade aquece meu coração o tempo todo. Cuidem-se.

2025 © Todos os direitos reservados – Leve a Pensar